segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Homenagem - Maria Helena Petrillo Berardi

O Paço Cultural Júlio Guerra ( Casa Amarela) tem o prazer de convidar a todos amigos e admiradores da querida professora e historiadora Maria Helena Petrillo Berardi, ao encontro que se dará no próximo dia 31 de Agosto,sexta-feira, em  sua homenagem .
Nesta data, a partir das 19h, familiares, amigos e companheiros estarão falando sobre a vida e obra desta personalidade significativa de Santo Amaro, que  com graça e leveza se tornou uma “Contadora de Histórias”do bairro registrando em sua rica obra,dados, fatos e curiosidades do bairro-cidade, fazendo-se assim parte desta história.
A  programação da noite se dará com uma exposição de fotos, documentos e livros de sua autoria, exibição de documentários com sua participação, seguido de um bate papo gostoso entre convidados a palestrar e público presente, saudando a grande pessoa, educadora e historiadora.
A noite promete ser bem agradável com música ao vivo, já que esta fazia parte de sua vida.

A entrada é franca e estão todos convidados.
Até lá!

*O Paço Cultural Júlio Guerra fica na Praça Floriano Peixoto,131- Santo Amaro.
 
Mais informações: 9 7123 8863


* Maria Helena  Petrillo Berardi (1939-*2011) – Dados sobre sua obra, fonte e referência de pesquisas e estudos.
 Recebeu Menção Honrosa do I Concurso Municipal de Histórias dos Bairros de São Paulo, promovido pelo Departamento de Cultura da então Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, integrando a série de monografias premiadas - “ História dos Bairros de São Paulo - Santo Amaro” .

Edições do Depto de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo – 1969  e 1984.

Em continuidade ao seu primeiro livro , tendo as duas edições esgotadas, reescreveu e atualizou a história de SANTO AMARO, contada em seu segundo livro “Santo Amaro Memória e História, da botina amarela ao chapéu de couro” – Editora Scortecci – 2005.           
Também pesquisadora de música Clássica e  Música Brasileira, proferia sua palestra entitulada “ A História da Música Popular Brasileira: de Gregório de Matos a Cazuza”. Apaixonada por cinema e musicais, vinha desenvolvendo projeto, no qual montaria um panorama sobre a história do cinema “Dos irmãos Marx a Spielberg”.
Formada historiadora pela PUC, trabalhou em várias escolas de São Paulo, deu aulas em cursos de turismo, fazia  palestras e era sempre procurada para entrevistas sobre Santo Amaro.
 Inovou como educadora, inserindo a arte-educação na sua metologia de ensino, usando de todas as linguagens artísticas e disciplinas em suas aulas. Montava peças de teatro com os alunos que também transcreviam a mitologia grega e desenhavam em quadrinhos. Seu projeto de educação era dar aulas de história através da história das artes.
Foi uma guerreira do ensino público e com aparente simplicidade, foi uma mulher forte, culta e determinada, que com perspicácia e grande alegria de viver, transmitiu lições de competência, seriedade e amor na sua vocação de PROFESSORA.



*texto condensado com informações colhidas em entrevista cedida ainda em vida ‘a Angela Belei (Jornal Sintonia no.44-Jun/2011)
Textos da então Coord.PedagógicaMun.SP,Ana Elisa A. Alonso e de sua filha Silvia Helena Berardi Flues, retirados da orelha de seu livro S.A. Memória e História da botina amarela ao chapéu de couro – Scortecci,2005 e em conversa com seu filho Antonio Carlos Berardi Junior e sua irmã Eunice Petrillo Scavone Jun/Jul-2012.
Dados da edição do Depto de Cultura da Sec.Educação e Cultura do Municipio deSP - 1969

2 comentários:

  1. Fui aluna da professora Berardi no III GE. E ter tido essa oportunidade, foi certamente motivo de um grande enriquecimento não somente cultural, mas acima de tudo fundamental na minha formação como
    cidadã, como pessoa. Saí do Brasil no ano de 1980. Muito tempo depois, voltamos a contatar-nos via Orkut. Chegamos a fazer planos para um encontro aqui em Portugal que infelizmente não chegou a realizar-se. desde que aqui cheguei venho trabalhando na área cultural, e agora como socióloga , volto a pesquisar as minhas/nossas raizes. Há poucos dias comemoramos o Dia do Professor, Maria Helena Berardi, foi sem dúvida uma professora merecedora de todos os agradecimentos e homenagens. Obrigada, Mestra.

    ResponderExcluir
  2. Fui aluno da professora Berardi no ensino fundamental da EMEIF Lineu Prestes. Ter sido seu aluno significou meu primeiro encontro com a História e com o poder transformador da educação. Por ter sido seu aluno me apaixonei pela possibilidade de conhecer o mundo, e pela vontade de interrogar o tempo, motivo pelo qual, seguindo seus passos, me tornei historiador e pesquisador do campo do patrimônio cultural.

    Poucos meses antes da nossa mestra nos deixar, tive a oportunidade de revê-la, ocasião em que passamos uma tarde belissíma de muita conversa e ensinamento em sua casa em Santo Amaro. Guardo na lembrança, para a vida toda, suas aulas e aquela tarde de reencontro onde recebi seu abraço acalourado e seu livro sobre o bairro de Santo Amaro autografado.

    Saudações a nossa querida professora Berardi

    ResponderExcluir