Apresentação


A Rede Santo Amaro é um organismo composto por diversos atores da região, oriundos dos setores público, privado, sociedade civil organizada e cidadãos comuns, que atuam em conjunto, articulando, elaborando e desenvolvendo ações e projetos, com intuito de construírem laços e compromissos com a comunidade local e promover melhor a qualidade de vida às pessoas que vivem na região de Santo Amaro.

Mesmo com a atuação de muitos movimentos por parte de outros atores na região, a Rede iniciou suas articulações em 2009, integrando-se a outros atores, mas efetivamente foi instituída em 2010, passando a atuar em conjunto diretamente com outras redes temáticas que já existiam na região, como a Agenda 21, o CADES de Santo de Amaro, a Rede Atitude, entre outros.

A Rede Santo Amaro atua há mais de dois anos na região e após inúmeros encontros e diálogos, elegeu como prioridade, empreender esforços e contribuir efetivamente para a Revitalização do Eixo-Histórico e Cultural de Santo Amaro, a partir do Tombamento da Trama Urbana Colonial, origem da Cidadela de Santo Amaro. Proposta que tem objetivo de resgatar e preservar a identidade histórica, cultural, patrimonial e urbana, sob os aspectos econômicos, sociais e ambientais, com vistas no desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente está buscando parceiros e pessoas que possam contribuir com ações e projetos que respondam a estas expectativas da comunidade.

Todas as ações da Rede foram realizadas por meio de 4 quatro Grupos de Trabalho (GT’s), os quais se reúnem antecipadamente para dialogar e definir as prioridades de trabalhos, as quais são deliberadas em reuniões ordinárias que acontecem nas terceiras 5ª feiras de cada mês, sempre a partir das 9h30, em espaços diversos, (Públicos, Privados ou Ong’s), da seguinte forma:

1.GT Arquitetura e Urbanismo - voltado às questões ligadas ao Plano Diretor da Cidade, do âmbito arquitetônico-urbano, tombamento do eixo-histórico (trama urbana colonial), preservação da história da região de Santo Amaro, malha viária, mobilidade urbana, operação urbana, dentre outras.

2. GT Acolhida - voltado às questões pertinentes aos grupos vulneráveis que vivem e transitam na região, como os moradores de rua, dependentes químicos e doentes mentais.
3. GT Economia Solidária - voltado às situações de inclusão social, geração de renda, trabalho informal e formal, e a sustentabilidade;
4. GT Resíduos - voltado às questões pertinentes ao lixo, coleta seletiva, cooperativas, lixo nuclear, etc.

5. GT Cultura – voltado ao desenvolvimento de ações e projetos culturais para resgatar e preservar a identidade histórico-cultural da região de Santo Amaro a contribuir para um centro histórico com diversas possibilidades de opções de lazer cultural na região.


Nesta linha, a atuação da Rede Santo Amaro tem sido um espaço para encontros e oportunidades para a sociedade santamarense buscar por meio do diálogo, formas de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade da região.

É uma rede aberta e democrática, de maneira que busca a preservação da identidade histórico-cultural da região e ainda, uma forma de contribuir para a gestão das políticas públicas locais, ao apontar para o Poder Público, diversas possibilidades, com a expectativa de se tornar exemplo de uma rede protagonista, efetiva e participativa com a atuação da sociedade civil, frente ao processo de desenvolvimento regional.

As reuniões são abertas e as mesmas acontecem nas terceiras quintas feiras de cada mês, exceto em ocasiões que aconteçam eventos inadiáveis. (serão remarcadas).

Propostas Futuras da Rede Santo Amaro:

1.   Realizar sistematicamente a Caminhada Cultural (uma vez por ano);
2.   Realizar encontros com diversos atores para dialogar a respeito de questões pertinentes ao futuro e ao desenvolvimento sustentável da região de Santo Amaro;
3.   Retomar os projetos elaborados pelos alunos da Belas Artes, priorizar os projetos que contemplem as demandas do Centro histórico de Santo Amaro para serem encaminhados à instancias financiadoras para captação de recursos;
4.   Elaborar projeto de Turismo Cultural para a região de Santo Amaro – “Circuito Cultural de Santo Amaro” (convidar SEBRAE e outros atores que tenham este interesse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário